Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O PAPEL DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL INFANTIL
Autor(es): ADRIANA FERNANDES VIEIRA DE CASTRO
Colaborador(es): LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador
Catalogação: 13/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72378@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72378
Resumo:
A investigação dos aspectos fundamentais do desenvolvimento infantil aponta para o papel central desempenhado pelo brincar. Ao longo dos primeiros anos de vida, a criança integra sensações e experiências por meio do brincar, elaborando gradativamente situações mais complexas do ponto de vista socioemocional. A Academia Americana de Pediatria, em artigo publicado em 2018, recomenda que seus membros prescrevam o brincar aos seus pacientes, destacando que esta atividade não é fútil, mas ao contrário, é fundamental para a saúde física e mental da criança. No modelo de Habilidades de Vida, proposto pela Organização Mundial da Saúde, três categorias de habilidades são destacadas como fundamentais: sociais e interpessoais, cognitivas e habilidades para manejar as emoções. As contribuições teóricas de Donald Woods Winnicott e Lev Vygotsky que oferecem subsídios para a exploração do papel do brincar no desenvolvimento socioemocional foram destacadas na presente monografia. Apesar de partirem de pressupostos teóricos distintos, os dois autores evidenciam a importância do ambiente facilitador, capaz de mediar as relações entre mundo interior e exterior. Aspectos relevantes do brincar ao longo do desenvolvimento foram abordados a partir das contribuições da Psicologia do Desenvolvimento, tendo como base as contribuições de Papalia e Feldman. Reforçou-se que o desenvolvimento emocional está associado a diferentes manifestações das emoções ao longo da infância. Regulação emocional e competência emocional são conceitos essenciais para o entendimento de como a criança pode estabelecer relações sadias e se sentir pertencente ao seu grupo social. O brincar perpassa as relações sociais e proporciona possibilidades da criança se autorregular e utilizar suas competências para manejar situações carregadas emocionalmente. Acredita-se ser fundamental que os psicólogos voltados ao público infantil estejam atentos aos desdobramentos das manifestações do brincar na contemporaneidade e suas relações com o desenvolvimento socioemocional de forma a promover intervenções eficazes em sua prática que visem o bem estar psíquico da criança.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF