Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MINDFULNESS E ANSIEDADE NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
Autor(es): BRUNA ELISABETH BOTTINO RIBEIRO
Colaborador(es): MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - Orientador
Catalogação: 13/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72376@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72376
Resumo:
A ansiedade é considerada o mal do século. O número de casos de pacientes com esse transtorno tem aumentado consideravelmente e tende a crescer ainda mais diante de todo o cenário estressante do mundo moderno ao qual as pessoas têm sido expostas. Por isso, têm se investido cada vez mais em pesquisas que buscam pela integração de métodos não tradicionalmente utilizados na rotina clínica para o tratamento da ansiedade. O mindfulness pode ser considerado uma habilidade orientada para lidar com várias experiências, favorecendo a diminuição do sofrimento global e o crescimento da sensação de bem-estar. Mindfulness é definido como uma forma específica de atenção plena, concentração no momento presente, intencional, e sem julgamento. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é realizar uma revisão narrativa da literatura sobre mindfulness e sua aplicação integrada à terapia cognitivo-comportamental no tratamento da ansiedade. Esta revisão buscou reunir estudos e pesquisas que demonstram como funciona essa relação.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF