Título: | MINDFULNESS E ANSIEDADE NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL | ||||||||||||
Autor(es): |
BRUNA ELISABETH BOTTINO RIBEIRO |
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Colaborador(es): |
MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - Orientador |
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Catalogação: | 13/AGO/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72376@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72376 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A ansiedade é considerada o mal do século. O número de casos de pacientes com esse transtorno
tem aumentado consideravelmente e tende a crescer ainda mais diante de todo o cenário
estressante do mundo moderno ao qual as pessoas têm sido expostas. Por isso, têm se investido
cada vez mais em pesquisas que buscam pela integração de métodos não tradicionalmente
utilizados na rotina clínica para o tratamento da ansiedade. O mindfulness pode ser considerado
uma habilidade orientada para lidar com várias experiências, favorecendo a diminuição do
sofrimento global e o crescimento da sensação de bem-estar. Mindfulness é definido como uma
forma específica de atenção plena, concentração no momento presente, intencional, e sem
julgamento. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é realizar uma revisão narrativa da literatura
sobre mindfulness e sua aplicação integrada à terapia cognitivo-comportamental no tratamento
da ansiedade. Esta revisão buscou reunir estudos e pesquisas que demonstram como funciona
essa relação.
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