Título: | DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM PROTOCOLO EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL PARA MANEJO DE ANSIEDADE EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO E PRÉ VESTIBULAR | ||||||||||||
Autor(es): |
BRUNA MARIA CHAGAS SOARES |
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Colaborador(es): |
MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - Orientador |
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Catalogação: | 13/AGO/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72374@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72374 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O vestibular é uma prova anual que serve como a principal forma de entrada nas universidades brasileiras. Alguns alunos, entretanto, apresentam altos níveis de ansiedade durante a preparação para a prova, prejudicando seu desempenho nos estudos. Os protocolos de tratamento baseados na terapia cognitivo comportamental têm se mostrado eficazes para a redução dos níveis elevados de ansiedade. O objetivo desse estudo foi desenvolver e avaliar a eficácia de um protocolo baseado em terapia cognitivo comportamental para estudantes de ensino médio e pré-vestibular ansiosos. Foram selecionados 24 alunos e divididos em 2 grupos, 12 alunos no grupo intervenção e 12 alunos no grupo controle em lista de espera. Foram realizadas oito sessões de psicoterapia em grupo para o grupo intervenção. Todos os alunos foram avaliados antes e após o tratamento. Os resultados mostraram uma redução nos níveis de ansiedade do grupo intervenção em relação ao grupo controle em lista de espera, que, por sua vez, teve seus níveis de ansiedade aumentados.
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