Título: | O AUTISTA E OS DESAFIOS ENFRENTADOS AO INGRESSAR NO ENSINO REGULAR | ||||||||||||
Autor(es): |
RAISSA SALOMON FREITAS |
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Colaborador(es): |
LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador |
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Catalogação: | 12/AGO/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72363@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72363 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento que possui como características principais, o déficit nas áreas de interação social, comunicação, comportamentos restritos e repetitivos, os quais começam a se manifestar antes dos três anos de idade. Posto isto, o número de casos de autismo cresceu muito nos últimos anos, devido a diversos motivos, dentre eles, o maior número de diagnósticos do transtorno. Entretanto, muitas pessoas ainda não o conhecem de maneira aprofundada, o que acaba gerando impactos no processo de inclusão. Sendo assim, esse trabalho tem o objetivo de informar sobre o histórico, etiologia e sintomas desse transtorno. Ademais, buscou apresentar como foi o processo de inclusão até chegar à configuração dos dias de hoje, que ainda possui muitos obstáculos, principalmente em relação a adaptação de crianças autistas no ensino regular. Além disso, o presente trabalho também expõe as diversas possibilidades de métodos de intervenção, como formas de tratamento para o autismo. Acredita-se que esse trabalho poderá contribuir para esclarecimentos preliminares importantes no que tange a área que investiga o autismo, propriamente dito, e o processo de inclusão, especificamente, no ensino regular, interrelacionando a Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia da Educação.
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