Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A EFICÁCIA DA TERAPIA COGNITIVA SEXUAL NO TRATAMENTO DA ANORGASMIA FEMININA
Autor(es): ANA LUIZA CARVALHAL DE SOUZA
Colaborador(es): MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - Orientador
Catalogação: 12/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72360@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72360
Resumo:
O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a terapia cognitiva sexual, como uma abordagem cognitivo-comportamental, no tratamento do transtorno do orgasmo feminino. O estudo busca basear-se em autores que são referência no assunto das disfunções sexuais femininas, com foco na anorgasmia. Sendo assim, aborda a importância dos conhecimentos anatômicos e teóricos necessários aos profissionais que pretendem lidar com as queixas sexuais, além de elucidar as possíveis causas de uma disfunção sexual, que pode ter origem orgânica ou psicológica. Também traz possíveis ferramentas para se utilizar na clínica, e assim incentivar a capacitação de profissionais de saúde qualificados para lidar com a demanda. Posto isto, a terapia cognitiva sexual tem papel fundamental no tratamento da disfunção orgástica, baseandose em investigação de possíveis comorbidades e etiologia da mesma e utilizando técnicas cognitivo-comportamentais específicas para o transtorno do orgasmo feminino.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF