Título: | A EFICÁCIA DA TERAPIA COGNITIVA SEXUAL NO TRATAMENTO DA ANORGASMIA FEMININA | ||||||||||||
Autor(es): |
ANA LUIZA CARVALHAL DE SOUZA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 12/AGO/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72360@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72360 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a terapia cognitiva
sexual, como uma abordagem cognitivo-comportamental, no tratamento do
transtorno do orgasmo feminino. O estudo busca basear-se em autores que são
referência no assunto das disfunções sexuais femininas, com foco na
anorgasmia. Sendo assim, aborda a importância dos conhecimentos anatômicos
e teóricos necessários aos profissionais que pretendem lidar com as queixas
sexuais, além de elucidar as possíveis causas de uma disfunção sexual, que
pode ter origem orgânica ou psicológica. Também traz possíveis ferramentas
para se utilizar na clínica, e assim incentivar a capacitação de profissionais de
saúde qualificados para lidar com a demanda. Posto isto, a terapia cognitiva
sexual tem papel fundamental no tratamento da disfunção orgástica, baseandose
em investigação de possíveis comorbidades e etiologia da mesma e utilizando
técnicas cognitivo-comportamentais específicas para o transtorno do orgasmo
feminino.
|
|||||||||||||
|