Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ESQUIZOFRENIA: A ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E SAUDE MENTAL, RELATO DE CASO
Autor(es): ADRIANA GOULART
Colaborador(es): FERNANDO RIBEIRO TENORIO - Orientador
Catalogação: 12/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72357@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72357
Resumo:
A esquizofrenia é um grupo de distúrbios mentais graves, que se caracterizam por distorções do pensamento e da percepção, pela inadequação social e dificuldades de construção do pensamento lógico, sem que essas características afetem a cognição em curto prazo. O foco do presente estudo envolve o apoio do familiar e/ou cuidador, o qual é fundamental para o tratamento do paciente esquizofrênico, sobretudo no que tange ao reconhecimento da patologia, de difícil diagnóstico em consequência da ausência de uma etiologia. Além disso, atenção especial precisa ser dada a este cuidador, que muitas vezes é negligenciado, posto de lado e sofre. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral apresentar um relato de caso de uma paciente atendida em um centro de atenção Psicossocial do munícipio do Rio de Janeiro. Este trabalho justifica-se pela importância de se conhecer o curso da doença e do trabalho de atenção psicossocial para esses indivíduos. Foi analisado o caso de um paciente adolescente em tratamento para esquizofrenia no o Centro de Atenção Psicossocial Infantil-Juvenil CAPSi CARIMs. O estudo de avaliação foi realizado com intervenções familiares do paciente acompanhando durante alguns anos de história da doença, com poucas intervenções nos primeiros episódios. O momento clínico de aplicação da intervenção é uma questão ainda em estudo e de grande interesse para o atual desenvolvimento de modalidades de intervenção precoce em psicose; No entanto, a fase inicial da doença inclui uma série de características que a distinguem de fases posteriores e podem requerer tratamento específico, estabelecendo objetivos clínicos diferentes e adaptando as terapias existentes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF