Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PULSÃO DE MORTE, CRIAÇÃO E NELSON RODRIGUES
Autor(es): AGNES CANDIDO BRICHTA
Colaborador(es): DANIELA ROMAO BARBUTO DIAS - Orientador
Catalogação: 11/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72345@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72345
Resumo:
Este trabalho pretende apresentar a relação entre a pulsão de morte, em especial sua característica disjuntiva, e o trabalho criativo. Parte-se da definição de pulsão de morte, apresentando suas características, origem e interação com a pulsão de vida, para adentrar nas elaborações teóricas de psicanalistas contemporâneos acerca da criação, que serão investigadas e comparadas. Uma vez asseguradas algumas noções sobre o processo e resultado da experiência criativa, serão apresentadas representações imagéticas para o que fora até então teoricamente apontado. Para tanto, o trabalho de Nelson Rodrigues será examinado, desde relatos pessoais acerca do processo criativo, passando pela trama da obra O Beijo no Asfalto (1960), até a repercussão de sua dramaturgia na crítica e no teatro nacional.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF