Título: | PULSÃO DE MORTE, CRIAÇÃO E NELSON RODRIGUES | ||||||||||||
Autor(es): |
AGNES CANDIDO BRICHTA |
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Colaborador(es): |
DANIELA ROMAO BARBUTO DIAS - Orientador |
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Catalogação: | 11/AGO/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72345@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72345 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho pretende apresentar a relação entre a pulsão de morte, em especial sua
característica disjuntiva, e o trabalho criativo. Parte-se da definição de pulsão de morte,
apresentando suas características, origem e interação com a pulsão de vida, para adentrar nas
elaborações teóricas de psicanalistas contemporâneos acerca da criação, que serão investigadas e
comparadas. Uma vez asseguradas algumas noções sobre o processo e resultado da experiência
criativa, serão apresentadas representações imagéticas para o que fora até então teoricamente
apontado. Para tanto, o trabalho de Nelson Rodrigues será examinado, desde relatos pessoais
acerca do processo criativo, passando pela trama da obra O Beijo no Asfalto (1960), até a
repercussão de sua dramaturgia na crítica e no teatro nacional.
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