Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AMBIENTE E PSIQUISMO DO BEBÊ: ARTICULAÇÕES ENTRE ABORDAGEM PIKLER E CONCEITOS WINNICOTTIANOS
Autor(es): ISABELA MACEDO ALBANO
Colaborador(es): ANDREA SEIXAS MAGALHAES - Orientador
Catalogação: 11/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72344@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72344
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo aproximar o pensamento da pediatra Emmi Pikler e seus colaboradores das ideias do psicanalista e pediatra Donald Winnicott. Começamos com uma apresentação de quem foi Emmi Pikler, perpassando pelos princípios fundamentais da Abordagem Pikler. Vemos que, tendo como premissa básica a observação direta, o adulto é responsável pela oportunização de um ambiente favorável ao desenvolvimento do bebê, que acontecerá a partir do movimento autônomo dele - isto é, aquele iniciado e executado pelo bebê-, seguido de uma relação afetiva de qualidade (sobretudo nos momentos de troca de fraldas, banho, alimentação e etc., principalmente nas instituições). Em seguida, qualificamos a noção de ambiente a partir da lógica winnicottiana, trazendo alguns de seus conceitos norteadores, para, então, esclarecer as semelhanças entre as ideias de ambos os pediatras, Pikler e Winnicott. Posteriormente, discutimos relatos práticos a fim de ilustrar os conceitos trazidos anteriormente. Por último, algumas inquietações são colocadas, trazendo a importância da formação dos profissionais da educação contemplar os benefícios que existem em deixar uma criança brincar livremente, bem como uma reflexão sobre o papel dos pais nesse enredo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF