Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DA LITERATURA INFANTOJUVENIL À PSICOLOGIA CLÍNICA: CONTRIBUIÇÕES DE POLLYANNA
Autor(es): LAURA BEGHINI TUDE
Colaborador(es): ANA MARIA STINGEL - Orientador
Catalogação: 11/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72339@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72339
Resumo:
Pollyanna, obra de Eleanor H. Porter publicada no início do século XX, é um clássico da literatura infantojuvenil que permanece popular e influente desde seu lançamento. Referências ao seu conteúdo podem ser encontradas desde verbetes de dicionário até termos científicos. O presente estudo busca explicitar o valor de “Pollyanna” para a psicologia. É realizada uma comparação entre as atitudes dos personagens e conceitos psicológicos como desamparo, mecanismos de defesa, processos do luto, depressão e psicologia hospitalar. São expostas áreas da psicologia que possuem, em suas bases, perspectivas semelhantes às lições de positividade e resiliência que o livro procura transmitir. É inserido ainda um viés crítico, de acordo com o qual a positividade pode ser utilizada como método de alienação e silenciamento político.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF