Título: | DA LITERATURA INFANTOJUVENIL À PSICOLOGIA CLÍNICA: CONTRIBUIÇÕES DE POLLYANNA | ||||||||||||
Autor(es): |
LAURA BEGHINI TUDE |
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Colaborador(es): |
ANA MARIA STINGEL - Orientador |
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Catalogação: | 11/AGO/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72339@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72339 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Pollyanna, obra de Eleanor H. Porter publicada no início do século XX, é um clássico da
literatura infantojuvenil que permanece popular e influente desde seu lançamento. Referências ao
seu conteúdo podem ser encontradas desde verbetes de dicionário até termos científicos. O presente
estudo busca explicitar o valor de “Pollyanna” para a psicologia. É realizada uma comparação entre
as atitudes dos personagens e conceitos psicológicos como desamparo, mecanismos de defesa,
processos do luto, depressão e psicologia hospitalar. São expostas áreas da psicologia que possuem,
em suas bases, perspectivas semelhantes às lições de positividade e resiliência que o livro procura
transmitir. É inserido ainda um viés crítico, de acordo com o qual a positividade pode ser utilizada
como método de alienação e silenciamento político.
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