Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A IMPORTÂNCIA DA ILUSÃO DE ONIPOTÊNCIA PARA A CONSTITUIÇÃO PSÍQUICA NA CONCEPÇÃO PSICANALÍTICA
Autor(es): CECILIA ABREU D ESCRAGNOLLE TAUNAY
Colaborador(es): TEREZINHA FERES CARNEIRO - Orientador
Catalogação: 11/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72332@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72332
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância da ilusão de onipotência para a constituição psíquica no processo de subjetivação. O texto inicia-se com os pressupostos freudianos acerca do narcisismo primário enquanto base fundante para as fantasias de grandeza; em seguida a questão ambiental desenvolvida por Donald Winnicott é abordada enquanto asseguradora de uma ilusão de onipotência satisfatória, indispensável para o viver criativo. Por fim, o terceiro capítulo se baseia nas ideias de Heinz Kohut sobre os distúrbios narcísicos, a fim de refletir sobre as falhas das ilusões de onipotência.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF