Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE E ALZHEIMER: UMA VISÃO NEUROPSICOLÓGICA PARA O DIAGNÓSTICO E FORMAS DE TRATAMENTOS
Autor(es): JULIA DO VALLE SIMOES D A SCHMIDT
Colaborador(es): HELENICE CHARCHAT FICHMAN - Orientador
Catalogação: 08/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72300@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72300
Resumo:
Os transtornos neurocognitivos (TNCs) estão diretamente associados a processos neurodegenerativos e possuem diversas classificações. Em geral, sinalizam que a capacidade cognitiva do indivíduo, acima de 60 anos, começa a declinar. Podem ser divididos em dois subgrupos de acordo com a sua intensidade, assim podendo ser classificados como os maiores e os leves. A presente monografia abordou: os principais conceitos concernentes ao tema dos TNC mais comum em pessoas idosas, o comprometimento cognitivo leve (CCL) e o transtorno cognitivo devido a doença de Alzheimer (DA); assinalou alguns dos aspectos relacionados à avaliação desses transtornos neurocognitivos, descreveu a reabilitação neuropsicológica e as possíveis intervenções usadas no tratamento, como a reabilitação cognitiva, o treino cognitivo, a psicoterapia, entre outros. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma busca bibliográfica de artigos e estudos sobre o tema. As plataformas utilizadas para tal pesquisa foram: PubMed, Medline, Scielo, academia, bem como periódicos e livros-texto sobre o assunto. Foi possível concluir que, junto ao envelhecimento natural, as pessoas podem começar a apresentar sintomas de início de transtornos neurocognitivos, quando será recomendável a verificação antecipada da existência de sintomas de anomalias no sistema cognitivo por meio de uma avaliação neuropsicologica específica.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF