Título: | A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UM SEGUNDO CORTE DO CORDÃO UMBILICAL PARA A MÃE E O BEBÊ | ||||||||||||
Autor(es): |
GABRIELA PINHEIRO SOLERA |
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Colaborador(es): |
SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - Orientador |
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Catalogação: | 08/AGO/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72285@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72285 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O eixo principal desta monografia fundamenta-se em trazer algumas considerações acerca da problemática da separação precoce mãe bebê durante o ingresso na creche no primeiro ano de vida, que tem acontecido com cada vez mais frequência devido, principalmente, a ascensão da atuação da mulher no mercado de trabalho. Este é um período delicado em que a dupla está vivenciando o processo de separação-individuação depois de vivenciar um tempo quase que exclusivo entre eles durante a licença maternidade. Para melhor compreensão do complexo processo de adaptação escolar, foram analisados a formação
do vínculo primário entre a mãe e o bebê e, posteriormente, o processo de diferenciação da criança, a partir das contribuições de Winnicott e outros teóricos da psicanálise. Os principais objetivos foram compreender os possíveis fatores que interferem na adaptação à creche e como este momento é sentido e vivenciado na díade mãe-bebê. Este é um momento que implica mudanças na vida de todos os envolvidos e o sucesso do processo depende do estabelecimento de vínculos afetivos seguros entre bebê, pais e educadoras. Por isso também é fundamental analisar o papel e o lugar da educadora neste momento e na relação com o bebê e com a mãe. Partindo do princípio fundamental que cada criança é única e possui suas individualidades, o processo de adaptação representa um desafio constante.
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