Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER ORAL E A RELAÇÃO MÃE-BEBÊ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA BIOENERGÉTICA E DE WINNICOTT
Autor(es): MARIA PROVEDEL MARTINS MOREIRA
Colaborador(es): CARLOS EDUARDO DUARTE ALVES DE BRITO - Orientador
Catalogação: 07/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72252@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72252
Resumo:
Este trabalho buscou estudar a relação existente entre o desenvolvimento do caráter oral como padrão defensivo e as vivências primordiais entre mãe e bebê. A partir da compreensão de que o mencionado caráter é construído a partir de uma ausência precoce da função materna, este trabalho se propôs a investigar com maior profundidade as dinâmicas entre mãe e bebê e como estas se relacionam diretamente com as características de um adulto que construiu o caráter oral como padrão defensivo. A partir desta análise, foi feito um aprofundamento das características físicas e corporais do caráter oral, gerando desta forma uma compreensão holística deste padrão defensivo. Através de uma investigação teórica das características do caráter oral e das dinâmicas vividas por uma criança em seu processo de desenvolvimento pôde-se compreender que um ambiente que falha em promover saúde a partir do acolhimento e do afeto, irá ser um possível viés para que este indivíduo desenvolva o caráter oral.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF