Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL EM CRIANÇAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): RAFAEL CARNAVALE DETOGNI
Colaborador(es): MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - Orientador
Catalogação: 06/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72224@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72224
Resumo:
A regulação emocional é uma estratégia que capacita o indivíduo a identificar e a reavaliar ou suprimir suas emoções, sendo assim podem ser consideradas adaptativas ou desadaptativas. A pesquisa sobre regulação cresceu concomitantemente com o desenvolvimento das neurociências, pois o seu processo vai desde a percepção da emoção até as respostas fisiológicas. A regulação emocional em crianças aponta para o desenvolvimento emocional e comportamentos sociais das mesmas, visto que a educação emocional se torna deveras importante na formação do indivíduo, tendo os cuidadores e a própria biologia papel central neste quesito. O projeto Second Step mostra empiricamente a importância da educação emocional durante este periodo de formação do sujeito, tendo atrelado a ele pesquisas que demonstram resultados otimistas com relação à psicoeducação.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF