Título: | ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL EM CRIANÇAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA | ||||||||||||
Autor(es): |
RAFAEL CARNAVALE DETOGNI |
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Colaborador(es): |
MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - Orientador |
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Catalogação: | 06/AGO/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72224@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72224 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A regulação emocional é uma estratégia que capacita o indivíduo a identificar e
a reavaliar ou suprimir suas emoções, sendo assim podem ser consideradas
adaptativas ou desadaptativas. A pesquisa sobre regulação cresceu
concomitantemente com o desenvolvimento das neurociências, pois o seu
processo vai desde a percepção da emoção até as respostas fisiológicas. A
regulação emocional em crianças aponta para o desenvolvimento emocional e
comportamentos sociais das mesmas, visto que a educação emocional se torna
deveras importante na formação do indivíduo, tendo os cuidadores e a própria
biologia papel central neste quesito. O projeto Second Step mostra
empiricamente a importância da educação emocional durante este periodo de
formação do sujeito, tendo atrelado a ele pesquisas que demonstram resultados
otimistas com relação à psicoeducação.
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