Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: NARCISISMO, DEPRESSÃO E CONTEMPORANEIDADE: UMA BREVE REVISÃO HISTÓRICO-PSICANALÍTICA
Autor(es): JULIA FIGUEIREDO DE BARROS
Colaborador(es): MARIA ISABEL DE ANDRADE FORTES - Orientador
Catalogação: 06/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72217@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72217
Resumo:
Tendo em vista o crescente número de casos do que se nomeia como depressão e as diferentes abordagens possíveis perante o assunto, esse trabalho visa a elaborar uma aproximação entre esse novo diagnóstico com o conceito de narcisismo, criado por Freud (1914/2010). Portanto, torna-se necessário definir o que é o narcisismo, para, em seguida, delimitar o que são as chamadas neuroses narcísicas. Como o modelo paradigmático dessa categoria de neuroses é a melancolia, fez-se necessário a revisão de Luto e Melancolia (FREUD, 1917/2010), isto é, uma análise do luto e da melancolia, para, então, delimitar o que poderia ser a depressão. Sobre o entendimento de que os sintomas e comorbidades se apresentam de acordo com o período histórico no qual se inserem, fez-se presente no trabalho uma revisão histórica sobre a melancolia e a depressão. Nesse sentido, buscamos analisar com um olhar crítico a estrutura social vigente para afirmar o que essa comorbidade, tão atual e feroz, denuncia.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF