Título: | A EDUCAÇÃO E O CORPO: A INFLUÊNCIA DO AUTOCONHECIMENTO CORPORAL NO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO | ||||||||||||
Autor(es): |
SOFIA SOBRAL JASMIN |
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Colaborador(es): |
CARLOS EDUARDO DUARTE ALVES DE BRITO - Orientador |
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Catalogação: | 05/AGO/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72184@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72184 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Para pensarmos o sistema de educação em que estamos inseridos, é
preciso primeiro fazer uma análise acerca do tema de como este foi
desenvolvido. Para isso, utilizaremos conceitos e obras do autor Michel Foucault,
que estuda as diversas instituições do Estado, e conceitos dos autores Paulo
Freire e Ira Shor focando mais na educação dentro de uma sala de aula.
Pensaremos também, quem são os corpos que estão sendo institucionalizados
nesses ambientes, fazendo uso de dois olhares diferentes, mas igualmente
importantes: o institucional, com os corpos dóceis e o olhar do indivíduo como
suas esferas mental, psíquica e corporal. Para isso, iremos propor e recorrer a
uma abordagem de psicoterapia denominada de psicoterapia corporal, dando a
esse indivíduo a possibilidade de desenvolvimento de um autoconhecimento
mais complexo. Nesse olhar, seguiremos autores como Gerry Maretzki,
Alexander Lowen e Wilhelm Reich, o pai da psicoterapia corporal. Ao fim,
faremos uma proposta de união entre o processo de autoconhecimento e de
institucionalização utilizando um olhar crítico a esse sistema.
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