Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A IMPLEMENTAÇÃO DA TV 3.0 NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO DA REDE GLOBO
Autor(es): FELIPE DOS REIS WOLFF
MARIANA DO ESPIRITO SANTO M VINAGRE
Colaborador(es): MARCELO XAVIER SEELING - Orientador
Catalogação: 05/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72148@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72148
Resumo:
A evolução da televisão brasileira com a chegada da TV 3.0 marca uma mudança significativa no cenário da radiodifusão digital. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a implementação da TV 3.0 no Brasil, chamada de DTVplus. com foco no estudo de caso da Rede Globo, buscando compreender as transformações técnicas, sociais e econômicas envolvidas nesse processo. Para tanto, a pesquisa se fundamenta em revisão bibliográfica de fontes técnicas, documentos institucionais e entrevistas com profissionais atuantes no setor. Ao longo do estudo, são explorados os pilares tecnológicos da TV 3.0, como o uso de compressão VVC, áudio imersivo MPEG-H, transmissão híbrida via IP e funcionalidades interativas, bem como as etapas da implementação realizadas pela Rede Globo, incluindo testes técnicos e adequações operacionais. O trabalho também discute os impactos no modelo de comercialização, com destaque para a introdução da publicidade segmentada, e os desafios enfrentados na adoção da nova tecnologia, como infraestrutura, regulamentação e engajamento do mercado. A pesquisa conclui que a TV 3.0 representa mais do que um avanço técnico, configurando-se como uma oportunidade estratégica de reposicionamento da televisão aberta frente às plataformas digitais. Ao incorporar personalização, interatividade e novos modelos de negócio, a TV 3.0 reposiciona a televisão como protagonista em um ambiente midiático cada vez mais conectado e dinâmico.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF