Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO APLICADA AO PLANEJAMENTO DE AGENDAS DE CENTROS CIRÚRGICOS: UM ESTUDO DE CASO NO HOSPITALESCOLA DA PUC RIO
Autor(es): BRUNA COTTINI THOLT
MARCELA MANES DE SOUZA ROCHA
Colaborador(es): IGOR TONA PERES - Orientador
Catalogação: 05/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72145@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72145
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das salas cirúrgicas do Hospital-Escola da PUC-Rio e propor melhorias operacionais por meio de técnicas de simulação. A partir de dados reais de um ano de operação, foi desenvolvida uma simulação baseada na técnica de Monte Carlo, considerando a variabilidade dos tempos cirúrgicos, as restrições operacionais e os turnos específicos de cada sala. Além disso, foram elaborados diferentes cenários que permitiram avaliar os impactos de estratégias conservadoras e de máxima utilização na taxa de ocupação. Os resultados mostram que o uso de modelos de simulaçãoé uma ferramenta robusta para apoiar a tomada de decisão na gestão hospitalar, contribuindo para o aumento da eficiência operacional e a redução de desperdícios.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF