Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A INFLUÊNCIA DO RACISMO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO NEGRO BRASILEIRO E O PAPEL DA PSICOLOGIA NA LUTA ANTIRRACISTA
Autor(es): SARA MONIQUE FONTES COELHO
Colaborador(es): MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - Orientador
Catalogação: 02/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72089@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72089
Resumo:
Este trabalho apresenta através de um breve estudo histórico a ideia de que o Brasil foi construído com bases racistas, que permeiam e influenciam a sociedade até os dias de hoje. O racismo estrutura espaços e identidade produzindo desigualdades sociais e a inferiorização do negro. A fim de obter uma sociedade mais purificada os detentores do poder criaram um projeto de embranquecimento. Este projeto não só afetou a coletividade como também a subjetividade de cada indivíduo negro, que passou a enxergar e idealizar se embranquecer para que fosse mais aceito em sociedade. Pensando nisto, e em como o racismo afeta a psiquismo dos negros avalia-se a importância da prática psicológica dentro da temática das relações raciais. Por certo tempo a Psicologia também promoveu estigmas que discriminavam esse grupo social, porém após lutas sociais mudanças estão ocorrendo e promovendo cada vez mais a expansão de uma psicologia que agregue na luta antirracista.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF