Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: EUROPEIZAÇÃO NA PERIFERIA DA EUROPA: RELEITURA TEÓRICA A PARTIR DO CASO DA MOLDÁVIA
Autor(es): ERICO AZERA GONCALVES DA ROCHA
Colaborador(es): CAROLINA DE OLIVEIRA SALGADO - Orientador
Catalogação: 01/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72028@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72028@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72028
Resumo:
O presente estudo investiga as relações entre os conceitos de Europeização e alargamento da União Europeia, propondo uma releitura sobre como ocorre a difusão de normas, bem como sua apropriação pelos Estados que almejam a membresia. Ao longo do texto, mobilizaremos literaturas sobre as lógicas do processo de internalização normativa e contraporemos noções que encaram a Europeização como uma dinâmica linear, majoritariamente coercitiva e somente visível no pós-adesão. Para isso, realizamos uma revisão teórica dos mecanismos de difusão, complementada por uma análise empírica do caso da Moldávia a partir de fontes acadêmicas e institucionais. A análise qualitativa é conduzida com base na mobilização documental, bibliográfica e de estudos de caso, principalmente aqueles que se relacionam à vizinhança oriental europeia. Os resultados evidenciam que a Europeização antecede a oficialização da candidatura e é constantemente contestada por atores locais, moldados por interesses e fatores identitários. Assim, a incorporação de normas e valores europeus convive com momentos de adoção, adaptação, resistência e rejeição, exigindo novas perspectivas que considerem a agência do nível nacional para além da visão fria das ondas de alargamento de cima para baixo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF