Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL NO FORTALECIMENTO DOS PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR NA LAC: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS E RESULTADOS OBSERVADOS EM BRASIL, COSTA RICA E CHILE
Autor(es): RAPHAELA MARIA BIANCO RODRIGUES
Colaborador(es): GUILHERME FERREIRA SORGINE - Orientador
Catalogação: 31/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72010@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72010@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72010
Resumo:
Este policy brief propõe-se a analisar o papel da Cooperação Internacional no fortalecimento dos Programas de Transferência de Renda Condicionada (PTRCs), enquanto instrumento estratégico no combate à evasão escolar na América Latina e Caribe (LAC). Entendendo a evasão escolar como expressão das desigualdades socioeconômicas e das fragilidades institucionais que marcam a região, busca-se compreender de que maneira a cooperação pode potencializar os PTRCs, promovendo, assim, trajetórias educacionais mais sólidas e inclusivas. O objetivo central é oferecer recomendações em múltiplos níveis nacional, internacional e no âmbito da sociedade civil, que visem aprimorar os desenhos institucionais, integrar políticas públicas e fortalecer capacidades locais, com vistas à redução sustentável da evasão escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e comparada, concentrando-se nos casos de Brasil, Costa Rica e Chile, países que, apesar de suas especificidades, compartilham desafios estruturais e experiências relevantes no campo das PTRCs e educação. Os resultados evidenciam que, embora os PTRCs tenham contribuído para a redução da evasão escolar na região, sua eficácia é condicionada à qualidade educacional, à integração com outras políticas sociais e à superação de desigualdades. Identifica-se, assim, que a cooperação detém potencial estratégico para fortalecer tais políticas, por meio da disseminação de boas práticas, do apoio técnico e financeiro, da promoção de redes regionais e da construção de soluções colaborativas. Dessa forma, este policy brief oferece subsídios para a formulação de políticas públicas mais integradas e sensíveis aos contextos locais, com vistas à consolidação de um ecossistema educacional mais justo e sustentável na LAC.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF