Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: TREINAMENTO DE PAIS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autor(es): VANESSA SANDALL PAULO P NOBREGA
Colaborador(es): MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - Orientador
Catalogação: 31/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71998@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71998
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo entender quais são os benefícios e as dificuldades do Treinamento de Pais no Transtorno do Espectro Autista, com foco na infância. Inicialmente, foram descritas as principais características desse transtorno, o histórico e a prevalência do diagnóstico, as comorbidades mais comuns e algumas das intervenções e treinamentos possíveis, como a Terapia Cognitivo Comportamental. Em seguida, foram traçados os principais estressores parentais específicos para esses casos, no intuito de entender a influência desse transtorno na vida familiar, como no vínculo entre pais e filhos. Por fim, foram investigados treinamentos parentais específicos para os cuidadores desses pacientes, analisando a disponibilidade, viabilidade e eficácia desses programas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF