Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: QUANDO AS CIDADES LIDERAM A INTEGRAÇÃO: O PAPEL DA MERCOCIDADES NA CONSTRUÇÃO DE UM REGIONALISMO SUL-AMERICANO
Autor(es): LAURA MARIA LAGROTTA CONDE
Colaborador(es): CAROLINA DE OLIVEIRA SALGADO - Orientador
Catalogação: 30/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71982@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71982@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71982
Resumo:
A paradiplomacia, entendida como a atuação internacional de entes subnacionais, têm se mostrado um elemento relevante na promoção da integração regional no âmbito do Mercosul. Parte-se da hipótese de que existe uma via de mão dupla entre o fortalecimento da integração regional e o surgimento de redes de cidades, como a Rede Mercocidades. Argumenta-se que a cooperação descentralizada não apenas resulta de processos de regionalismo, mas também atua como agente catalisador desses processos. Os resultados sugerem que, embora haja limitações estruturais, a atuação internacional de cidades sul-americanas contribui para dinamizar e territorializar a integração na região e dentro do bloco Mercosul. Nesse contexto, investiga-se o papel da paradiplomacia por meio da análise do caso da Rede Mercocidades, com o objetivo de compreender como suas iniciativas contribuem para o fortalecimento de políticas públicas locais. A análise evidencia que redes de cidades podem ser instrumentos estratégicos para a integração regional, reforçando a relevância da cooperação descentralizada no Sul Global.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF