Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DE UM RETROFIT HOSPITALAR UTILIZANDO A METODOLOGIA BIM
Autor(es): KAROLINA MANHAES BOGUE
Colaborador(es): LUIZ FERNANDO CAMPOS RAMOS MARTHA - Orientador
Catalogação: 29/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71928@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71928
Resumo:
Building Information Modeling (BIM) é uma metodologia de projeto global com o maior potencial de crescimento na construção civil, para a implementação em projetos de arquitetura, engenharia e construção (ABANDA et al., 2015). Além disso, com a carência de espaço da cidade do Rio de Janeiro, e o crescimento da importância ambiental na construção civil, o retrofit se tornou cada vez mais comum e necessário. Dessa forma, o presente relatório aborda o estudo de caso de um Retrofit Hospitalar utilizando a metodologia BIM. Trata-se do projeto de um complexo hospitalar em Benfica, RJ chamado Super Centro Carioca de Saúde. O que anteriormente era uma universidade, hoje foi revitalizada e adequada para atender as normas hospitalares, com o objetivo de reduzir a fila de espera do Sistema de Regulação (Sisreg) e fortalecer o SUS no atendimento à população carioca. Portanto, o objetivo principal deste estudo de caso é analisar os benefícios da utilização da metodologia BIM não só para novas construções, mas também para retrofits ou reformas. Garantindo então, a qualidade das edificações, a economia e a menor duração do projeto, além de uma maior vida útil ao empreendimento.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF