Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ANÁLISE E APLICAÇÃO DE POLÍMERO REFORÇADO EM FIBRA DE VIDRO EM UMA OBRA DE ARTE ESPECIAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A PONTE NO TRECHO DE PAPANDUVA
Autor(es): GABRIEL SAVAGE GOMM MONTEIRO
Colaborador(es): DANIEL CARLOS TAISSUM CARDOSO - Orientador
THIAGO ANDRADE GOMES - Coorientador
Catalogação: 28/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71904@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71904
Resumo:
O polímero reforçado com fibras de vidro é um material compósito que consiste no reforço de fibras em uma matriz polimérica e atualmente é empregado na engenharia civil como uma possível substituto para as barras de aço. Este trabalho desenvolve um estudo de caso de uso do polímero revestido em fibra de vidro (PRFV) em um tabuleiro de uma obra de arte especial. O objetivo foi verificar as diferentes aplicabilidades do material e como este se comporta em uma estrutura de grande porte. Para o estudo de caso, foi utilizado o projeto da ponte no trecho de Papanduva, no km 51+820 da BR-116 em Santa Catarina, elaborado pela Casagrande Engenharia e Consultoria. Foi desenvolvido um modelo de cálculo em um software de elemento finitos, CSI SAP2000, para determinar os esforços críticos na ponte e realizar o dimensionamento da armadura em PRFV. O estudo foi baseado no progresso da CE-002:124.026 – Comissão de Estudo Estruturas de concreto reforçado com fibras, que está sendo responsável pela elaboração da norma para a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), assim como a norma americana ACI 440.1R-15. Com o intuito de seguir as determinações da comissão, foram calculadas as principais verificações para o uso do PRFV para esforço de momento fletor, cortante, fissuração e flecha.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF