Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ESTUDO DO PLANEJAMENTO DE PROJETO DA USINA FOTOVOLTAICA WERNECK II: UMA ANÁLISE COMPARATIVA UTILIZANDO A METODOLOGIA BIM E A TRADICIONAL
Autor(es): JULIA MACHADO DE SOUZA
MARIA EDUARDA MOFATO PINTO CABRAL
Colaborador(es): CRISTIANO SAAD TRAVASSOS DO CARMO - Orientador
Catalogação: 25/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71896@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71896
Resumo:
A indústria da Engenharia Civil é extremamente importante para o desenvolvimento da sociedade e sabe-se que atualmente a área da construção civil é responsável por 5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro (CBIC, 2022). Outro setor que está em constante desenvolvimento é o das energias renováveis, visto que a sociedade está cada vez mais preocupada em manter a sustentabilidade do planeta. Um tipo de energia renovável que vem se destacando bastante nos últimos anos é a energia solar (fotovoltaica), porém esse tipo de geração de energia enfrenta alguns desafios na fase de obras. Por serem projetadas sob demanda, é extremamente importante que as obras sejam realizadas de forma rápida e eficiente, evitando o máximo de atrasos e retrabalhos. Para isso, surge a utilização da metodologia BIM (Building Information Modeling), que permite uma melhor integração entre todas as informações do projeto, facilitando a visualização do modelo 3D nas fases iniciais do planejamento e do modelo 4D, para melhor acompanhar o andamento do cronograma. Este trabalho aborda o conceito de usinas fotovoltaicas, planejamento de obras e metodologia BIM, fazendo uma análise comparativa entre a abordagem tradicional usada atualmente e a otimizada pela técnica BIM. Será utilizado como estudo de caso o projeto da usina Werneck II e este estudo concluiu que a utilização do BIM, apesar de possuir investimento inicial mais caro e necessitar de capacitação de equipe em questões tecnológicas, possibilita uma eficiência maior do projeto. A utilização do BIM transformou a forma como o projeto foi visto desde o início e diminuiu o tempo em que ele foi desenvolvido, diminuiu os erros de compatibilização e permitiu uma maior agilidade na fase de construção.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF