Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: LAJES MACIÇAS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALGUMAS METODOLOGIAS DE CÁLCULO DE ESFORÇOS
Autor(es): IGOR LIBONATI MAIA RODRIGUES
Colaborador(es): MONICA CAVALCANTE DE AGUIAR - Orientador
Catalogação: 25/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71895@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71895
Resumo:
As lajes são componentes básicos das estruturas de concreto. Por este motivo, são os primeiros elementos a serem analisados no dimensionamento de projetos, sendo a partir delas realizados os cálculos referentes aos outros elementos estruturais. A importância e a complexidade das lajes para um projeto deram origem a diversos métodos de cálculos apresentados na literatura da Engenharia Civil no decorrer da história, sendo alguns tabelados ou simplificados, e outros mais recentes com a utilização de programas computacionais. O presente trabalho realiza uma análise comparativa entre métodos simplificados, Marcus, Czerny e Pinheiro e um método computacional de Analogia de Grelha Equivalente, o software computacional TQS, Modelo 4 de cálculo, com objetivo de verificar a confiabilidade dos métodos simplificados em relação ao computacional. A forma escolhida para analisar se os métodos simplificados podem, de alguma maneira, substituir os cálculos computacionais se dá pela comparação de valores referentes a momentos fletores e reações de apoio nas lajes. Para colocar em prática o estudo, escolheu-se três projetos de estruturas construídas, nos quais foram selecionadas três lajes de um determinado pavimento de cada projeto. Através dos métodos citados foram calculados os esforços atuantes em cada uma das nove lajes, realizando ao final uma comparação dos resultados. Os resultados mostraram que os métodos simplificados podem ser utilizados nos casos em que as estruturas apresentam apenas pequenas deformações.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF