Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: PROJETO CONCEITUAL PARA MITIGAÇÃO DE INUNDAÇÕES NA BACIA HIDROGRÁFICA DA LAGOA RODRIGUES DE FREITAS, COM FOCO NO BAIRRO DO JARDIM BOTÂNICO
Autor(es): IGOR SALLES DE OLIVA
LUCAS ANDRADE PIRES
Colaborador(es): ANTONIO KRISHNAMURTI BELENO DE OLIVEIRA - Orientador
Catalogação: 25/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71890@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71890
Resumo:
No dia 9 de abril de 2019, uma chuva intensa atingiu a cidade do Rio de Janeiro gerando uma série de consequências negativas à capital. Diversas regiões sofreram com o acúmulo de água devido ao extravasamento dos rios e/ou canais, provocando muitas perdas para moradores, comerciantes e para a infraestrutura do município. O bairro do Jardim Botânico foi uma das regiões mais atingidas por essas inundações, justificadas pelo elevado índice pluviométrico da região e pelas características topográficas da sua bacia hidrográfica. A bacia hidrográfica da Lagoa Rodrigo de Freitas que engloba o Jardim Botânico se caracteriza por a montante possuir encostas com alta declividade, que geram respostas rápidas de escoamento superficial e picos de vazão significativos, e a jusante possuir uma região plana, com dificuldades de escoamento, causadas em sua maioria pela falta de declividade e intervenções antrópicas nos cursos d água, que, somadas ao remanso da Lagoa, geram um cenário crítico para o sistema de drenagem. Logo, visto a necessidade de encontrar soluções para este complexo sistema, o presente projeto tem como objetivo principal realizar um projeto conceitual de mitigação de inundações apresentando diversos cenários de alternativas estruturais que mitiguem as falhas do sistema de drenagem nas áreas críticas da região de estudo, principalmente em sua área mais crítica, o Jardim Botânico. Para quantificar a mitigação das inundações do projeto, será utilizado o MODCEL, um Modelo Hidrológico-Hidrodinâmico Quasi2D. Como principal resultado do trabalho, foi possível conceber um cenário de projeto que logra reduzir em 77 porcento as lâminas de inundações na região mais crítica da área de estudo, porém, vale destacar que apesar dos esforços, ainda são observadas inundações para o tempo de recorrência de 25 anos, referência para projetos de macrodrenagem, devido à geografia local, ao elevado grau de ocupação urbana e alteração dos cursos d água naturais.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF