Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O POTENCIAL DE APLICAÇÃO DO CONCRETO AUTO CICATRIZANTE COM ADIÇÃO DE BACTÉRIAS NO BRASIL
Autor(es): MARIA EDUARDA PONTES DE AZEVEDO
Colaborador(es): LOURDES MARIA SILVA DE SOUZA - Orientador
Catalogação: 25/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71873@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71873
Resumo:
A partir da fissuração do concreto, a permeabilidade deste material rapidamente é aumentada, elevando o risco de degradação da matriz cimentícia e da corrosão da armadura, devido à infiltração de água e agentes agressivos. Por esse motivo, a utilização do concreto auto cicatrizante com bactérias é uma alternativa inovadora para prolongar a durabilidade das estruturas de concreto, vulneráveis às manifestações patológicas, sem a necessidade de demolição e reconstrução. Este material incorpora bactérias biomineralizantes em sua matriz, e tem a capacidade de autorreparar fissuras com até 0,8 mm de abertura nas estruturas de concreto pela precipitação de minerais. Assim, com essas aberturas preenchidas, a integridade do material é recuperada e a vida útil do concreto prolongada. Além dos benefícios técnicos, o concreto inteligente representa um avanço significativo no que tange à sustentabilidade. A fim de se enfrentar os desafios ecológicos atuais, o investimento no concreto auto cicatrizante é essencial para a conservação de recursos naturais e redução das emissões de carbono associadas a produção de cimento. Por esses motivos, o presente trabalho explora o potencial de aplicação desta tecnologia no Brasil, ressaltando seus benefícios em termos de durabilidade e sustentabilidade para o mercado da construção civil no país.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF