Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ESTUDO DE VIABILIDADE PRÁTICA E ECONÔMICA DA METODOLOGIA BIM PARA RESIDÊNCIAS SOCIAIS REPLICÁVEIS
Autor(es): JOSE VASCONCELLOS CHAVES
PEDRO SALOIO PIMENTEL
Colaborador(es): CRISTIANO SAAD TRAVASSOS DO CARMO - Orientador
ELISA DOMINGUEZ SOTELINO - Coorientador
Catalogação: 24/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71857@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71857
Resumo:
O setor da construção civil é fundamental para a economia dos países, e, no Brasil, representa parte relevante do PIB nacional. Nesse contexto, a aplicação da metodologia BIM - Building Information Modeling - em projetos de construção tem sido amplamente discutida por suas vantagens em termos de eficiência e precisão. O presente trabalho explora a viabilidade prática e econômica da metodologia BIM na construção de residências sociais replicáveis, utilizando um estudo de caso em Guaratiba, Rio de Janeiro. A escolha de Guaratiba como local do estudo se justifica pelo potencial de expansão urbana da região, tornando-o um cenário ideal para implementar e avaliar soluções replicáveis de habitação social. O projeto envolveu a construção de 50 unidades habitacionais utilizando softwares da Autodesk, como Revit e Navisworks, para avaliar a eficácia e os benefícios do BIM. A metodologia incluiu a modelagem e documentação do projeto com Revit e a coordenação e detecção de conflitos com Navisworks, bem como o Autodesk Construction Cloud como CDE - Ambiente Comum de Dados-. Além disso, foram realizados comparativos entre os métodos tradicionais de construção com CAD e a metodologia BIM, analisando primordialmente os custos. Através deste estudo, busca-se compreender se as vantagens teóricas do BIM se traduzem em benefícios práticos e econômicos na execução de projetos de habitação social.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF