Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À SAÚDE MENTAL NAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO
Autor(es): KARLLA RODRIGUES SALES DOS SANTOS
Colaborador(es): FERNANDO RIBEIRO TENORIO - Orientador
Catalogação: 24/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71847@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71847
Resumo:
O presente trabalho buscou compreender o processo histórico de criação e implementação do SUS, identificando questões que influenciam no seu funcionamento atual; analisar o funcionamento atual do SUS, bem como as principais dificuldades enfrentadas, em especial no município do Rio de Janeiro; e investigar e problematizar o acesso à saúde mental nas favelas do Rio de Janeiro. Nesse sentido, observou-se que os principais problemas enfrentados pelo SUS são o seu subfinanciamento crônico, a má gestão e os frequentes ataques sofridos. Atualmente observa-se um processo de desmantelamento do SUS nas três esferas de governo, sendo a população favelada e periférica a mais afetada. Atravessada pela violência, sem a presença do Estado enquanto promotor de políticas públicas, a população fica dependente de instituições, em sua maioria religiosas, que executam funções do Estado. Como consequência ocorrem diversas violações dos direitos humanos e retrocessos com o aval do Estado.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF