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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS
Autor(es): ANA THEREZA FUENZALIDA ZINNER
Colaborador(es): SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - Orientador
Catalogação: 24/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71838@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71838
Resumo:
Este trabalho busca discutir o conceito do brincar para diferentes autores psicanalíticos, tais como Freud, Klein e Winnicott, assim como a sua importância para a constituição psíquica do indivíduo. Em Freud, observa-se a relação do brincar com o fantasiar e as articulações com a noção de repetição. Klein acentua a importância do brincar na análise infantil, assim como a interpretação do conteúdo da brincadeira. Winnicott enfatiza a influência do ambiente no desenvolvimento psíquico da criança e aposta no brincar enquanto viver saudável. A partir disso, percebe-se que o brincar é uma forma da criança encontrar caminhos menos dolorosos para trabalhar e ressignificar seus sintomas. Esses sintomas podem estar associados às falhas precoces no cuidado, que repercutem na constituição psíquica do sujeito, causando sofrimento psíquico severo, além de dificuldades na linguagem verbal e nos processos de simbolização primários. Através da realização de grupos terapêuticos semanais do projeto em parceria com a Fundação Casa Santa Ignez, expõe-se fragmentos clínicos que dialogam com a teoria apresentada, sustentando o lugar do psicólogo como uma presença não invasiva, criando um ambiente que possua um outro presente e consistente capaz de nomear e metabolizar as pulsões desorganizadas de um psiquismo infantil imaturo e dependente. Desta forma, permite-se que a criança se sinta confiante para elaborar o seu sofrimento.
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