Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A LIMITAÇÃO DA LINGUAGEM E A FORMAÇÃO DE COURAÇAS MUSCULARES: UM DIÁLOGO ENTRE JACQUES LACAN E WILHELM REICH
Autor(es): MELISSA CARVALHO BARBOZA MOREIRA
Colaborador(es): CARLOS EDUARDO DUARTE ALVES DE BRITO - Orientador
Catalogação: 24/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71830@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71830
Resumo:
A monografia aqui proposta pretende explorar a conexão entre a teoria reichiana sobre o processo de formação de couraças musculares e a teoria lacaniana sobre a limitação da linguagem. Abordando o desenvolvimento teórico de Lacan dentro da perspectiva elaborada por Reich sobre as defesas corporais, apresenta-se a hipótese da limitação linguística como possível formadora de áreas hipertônicas e hipotônicas no corpo, uma vez que essa é experimentada como castração.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF