Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O USO DAS REDES SOCIAIS POR PESSOAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO BIPOLAR
Autor(es): BRUNA VIANNA PREVIDENTE
Colaborador(es): BRENO SANVICENTE VIEIRA - Orientador
Catalogação: 23/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71829@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71829
Resumo:
O Transtorno Bipolar (TB) é considerado um dos distúrbios psiquiátricos mais graves. E devido à falta de informação, o TB frequentemente é visto com preconceito e taxado de forma depreciativa, ocasionando também o isolamento social. Á vista disso, as redes sociais são um dos principais meios de comunicação e têm desempenhado um papel importante na formação de identidades e na análise de assuntos relacionados a saúde mental. Neste sentido, este trabalho realizou uma revisão da literatura entre TB e o uso das redes sociais para explorar as relações. Foi realizada uma busca no Pubmed que combinou termos descritivos para o TB e redes sociais. Após a aplicação de critérios de inclusão, foram selecionados 12 artigos. Três categorias de objetivos entre os trabalhos foram identificadas: (I) comparação do uso das redes sociais entre TB e controles saudáveis; (II) criação de um modelo de diagnóstico baseado nas redes sociais e (III) análise do uso das redes sociais de indivíduos com TB. Apesar de os resultados terem sido conflitantes, distintos e terem admitido uma fragilidade metodológica, os artigos apresentaram a potencialidade das redes sociais para análise de assuntos acerca da saúde mental. Todavia, os resultados não permitem maiores conclusões sobre a relação do TB e o uso das redes sociais, devido a pluralidade metodológica entre os trabalhos. Portanto, é necessário a sistematização de estudos com métodos replicáveis para uma investigação mais efetiva destes tópicos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF