Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PSICOLOGIA E DANÇA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O SURGIMENTO E OS IMPACTOS DO CORPO IDEAL NO BALLET CLÁSSICO
Autor(es): DANIELLE MARINHO TAVARES A PEREIRA
Colaborador(es): RAPHAEL SACCHI ZAREMBA - Orientador
Catalogação: 23/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71815@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71815
Resumo:
A dança evoluiu de tal forma ao longo do tempo que um único modelo corporal começou a ser valorizado e desejado pelos professores e bailarinos: magro, estreito, longilíneo e sem curvas. Essas características, que compõem o que comumente conhecemos como corpo de bailarina, impõem a configuração corporal que deve-se ter para estudar e, principalmente, se profissionalizar no ballet clássico. A exigência para alcançar esse padrão estético tornou-se tão grande e desenfreada, que, segundo inúmeros estudos e relatos, acabou por provocar alterações e transtornos ligados à imagem corporal, bem como à nutrição e alimentação, das bailarinas, tornando-se um fator significativamente preocupante para a prática desta atividade. Tendo em vista este contexto, o presente trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento do corpo ideal do ballet clássico ao longo da história e as consequências psicológicas e nutricionais para as bailarinas. A partir disso, visa contribuir com informações substanciais sobre corpo, estética, imagem corporal e comportamento alimentar, com o intuito de auxiliar esta classe artística, familiares, profissionais da psicologia e de áreas correlatas, além de promover intervenções capazes de reduzir ou evitar o impacto negativo desta construção social.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF