Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O USO DA TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA EM CASOS DE PACIENTES COM TRANSTORNO DA PERSONALIDADE BORDERLINE
Autor(es): ANNA LIVIA CORREA DE MAGALHAES
Colaborador(es): DANIEL CORREA MOGRABI - Orientador
MARCO AURELIO DE GOES MONTEIRO NEGREIROS - Coorientador
Catalogação: 23/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71809@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71809
Resumo:
O Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) é marcado por um padrão de instabilidade e desregulações comportamentais, emocionais e cognitivas. Os pacientes com essa condição médica apresentam comprometimentos significativos em diversas áreas ao longo de sua vida. Neste trabalho, foram apresentadas as características, as bases biológicas e os critérios diagnósticos do transtorno, bem como a principal e mais indicada abordagem psicoterápica para tratar desses casos: a Terapia Comportamental Dialética (TCD). É descrito seu modo de funcionamento juntamente com suas estratégias básicas e a postura do terapeuta em relação aos pacientes dentro da abordagem. Para corroborar com a temática e sintetizar de forma prática, foram incluídas duas entrevistas com psicólogas com experiência em atendimentos psicoterápicos com pacientes borderlines. As bases de dados para a revisão da literatura foram majoritariamente compostas pelos livros Terapia Cognitivo Comportamental para Transtorno da Personalidade Borderline e Treinamento de Habilidades em DBT: Manual de Terapia Comportamental Dialética para o Terapeuta, ambos escritos por Marsha Linehan (criadora da TCD); as bases de dados Scielo e Google Acadêmico também foram utilizadas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF