Título: | DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NO BRINCAR DA CRIANÇA | ||||||||||||
Autor(es): |
SHAIRA FIROUZEH NEVES DE MELLO |
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Colaborador(es): |
LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador |
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Catalogação: | 22/JUL/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71792@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71792 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O trabalho do psicólogo na área da educação é de extrema de importância, visto
que existe uma necessidade de entender e desenvolver aspectos subjetivos do
ser humano, principalmente na etapa escolar. A partir disso, surgiu a escolha do
tema deste estudo, objetivando-se, assim, estudar o desenvolvimento
socioemocional da criança durante o ato do brincar, por meio de uma revisão de
literatura. Dessa maneira, a partir da realização deste estudo foi possível
observar que a socialização da criança é fundamental para seu desenvolvimento
global, principalmente quando há o gerenciamento das suas emoções. O espaço
escolar, enquanto local de aprendizado, funciona como o ambiente em que a
criança irá aprender a conviver com seus pares. Portanto, é importante destacar,
ainda, que a etapa da Educação Infantil é o momento em que a criança irá se
desenvolver brincando e realizando diversas atividades lúdicas. Por isso, o
brincar e a regulação das emoções estão intimamente ligados, visto que as
emoções são decorrentes das experiências vivenciadas. Acredita-se fortemente
que a brincadeira é um contexto privilegiado para socialização infantil, e que esse
momento lúdico pode despertar determinadas emoções, induzindo a criança à
administrá-las, com o auxílio de um outro que pode vir a ser, no ambiente escolar,
um profissional da área da Educação e/ou da Psicologia.
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