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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NO BRINCAR DA CRIANÇA
Autor(es): SHAIRA FIROUZEH NEVES DE MELLO
Colaborador(es): LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador
Catalogação: 22/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71792@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71792
Resumo:
O trabalho do psicólogo na área da educação é de extrema de importância, visto que existe uma necessidade de entender e desenvolver aspectos subjetivos do ser humano, principalmente na etapa escolar. A partir disso, surgiu a escolha do tema deste estudo, objetivando-se, assim, estudar o desenvolvimento socioemocional da criança durante o ato do brincar, por meio de uma revisão de literatura. Dessa maneira, a partir da realização deste estudo foi possível observar que a socialização da criança é fundamental para seu desenvolvimento global, principalmente quando há o gerenciamento das suas emoções. O espaço escolar, enquanto local de aprendizado, funciona como o ambiente em que a criança irá aprender a conviver com seus pares. Portanto, é importante destacar, ainda, que a etapa da Educação Infantil é o momento em que a criança irá se desenvolver brincando e realizando diversas atividades lúdicas. Por isso, o brincar e a regulação das emoções estão intimamente ligados, visto que as emoções são decorrentes das experiências vivenciadas. Acredita-se fortemente que a brincadeira é um contexto privilegiado para socialização infantil, e que esse momento lúdico pode despertar determinadas emoções, induzindo a criança à administrá-las, com o auxílio de um outro que pode vir a ser, no ambiente escolar, um profissional da área da Educação e/ou da Psicologia.
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