Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O AMOR ROMÂNTICO EM TRISTÃO E ISOLDA: UMA PERSPECTIVA JUNGUIANA
Autor(es): CRYSTAL VIEIRA NASCIMENTO
Colaborador(es): HENRIQUE DE CARVALHO PEREIRA - Orientador
Catalogação: 22/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71785@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71785
Resumo:
A forma de vivenciar o amor no ocidente foi se modificando junto com a história da sociedade ocidental. O amor romântico, ainda presente nas relações contemporâneas, é uma forma de amar que deriva do amor cortês difundido a partir do século Xl na Idade Média. O conto de Tristão e Isolda é considerado um dos principais predecessores desse tipo de amor. Considerando os aspectos arquetípicos dos contos de fada, mitos e lendas, o presente trabalho busca, a partir de uma revisão bibliográfica, examinar o amor romântico na história de Tristão e Isolda a partir da perspectiva junguiana. Esse conto possui um passado longínquo, tendo sua origem em uma lenda celta, foi dissipado no ocidente a partir de diversos autores. Para realizar essa análise, será usado o livro O romance de Tristão e Isolda do autor francês Joseph Bédier e autores como Marie-Louise Von Franz, James Hillman e o próprio Jung.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF