Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MINDFULNESS E ANSIEDADE: CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE
Autor(es): MARIANNA DUTRA MENDES
Colaborador(es): MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - Orientador
Catalogação: 22/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71769@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71769
Resumo:
A meditação mindfulness, conhecida como atenção plena, foi desenvolvida há milênios, e há algumas décadas é empregada em diferentes práticas psicoterápicas e tem um resultado eficaz e eficiente. É uma prática que desenvolve o indivíduo e sua sensibilidade, o traz ao momento presente, a estar totalmente concentrado no momento atual de sua vida, por meio da vivência de seus pensamentos e sentimentos, e de forma intencional, sem julgamentos e sem ficar analisando lembranças passadas ou angústias futuras. Pode ser considerado uma habilidade que facilita o manejamento de situações de diferentes naturezas, aprendendo melhores maneiras em lidar com as situações, reduzindo o sofrimento, o estresse e aumentando o bem estar. O resultado da prática da meditação mindfulness no bem estar geral das pessoas encontra respaldo da literatura científica. Sintomas psicológicos como ansiedade generalizada, estresse, depressão, entre outros, podem ser atenuados com o emprego da referida técnica. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), vivemos em uma sociedade em que 9,3 por cento dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade. Neste cenário, por meio deste estudo buscou-se a compreensão de como esta meditação pode contribuir no tratamento psicoterápico do medo e ansiedade excessivos, característicos dos transtornos de ansiedade. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada a revisão bibliográfica de forma a argumentar como funciona a relação de parceria entre o mindfulness e a redução da ansiedade. Por meio desta discussão, foi possível identificar características do desenvolvimento da habilidade mindfulness que podem trazer como benefício, a possibilidade ao indivíduo de lidar com a ansiedade desadaptativa, bem como melhora em sua qualidade de vida.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF