Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: O PAPEL DO MARKETING INTERNO NA PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO: AS AÇÕES SÃO REALMENTE PERCEBIDAS PELOS COLABORADORES?
Autor(es): MARIA ANTONIA ALVARENGA ASSAD
Colaborador(es): MARCUS WILCOX HEMAIS - Orientador
Catalogação: 18/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71710@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71710
Resumo:
Este artigo teve como objetivo analisar se as ações de marketing interno voltadas à equidade de gênero são percebidas como eficazes pelos colaboradores. A pesquisa foi realizada com profissionais dos setores financeiro e varejista, em empresas de médio e grande porte no Rio de Janeiro e em São Paulo. As entrevistas abordaram os 4 Ps do marketing interno: Produto, Preço, Praça e Promoção. Os resultados mostraram que mulheres percebem mais as ações e se engajam mais com o tema. Homens, especialmente os mais jovens, demonstraram desconhecimento ou distanciamento. O setor financeiro apresentou ações mais estruturadas, mas com menor presença feminina em cargos de liderança. Já o varejo mostrou maior representação feminina, apesar de iniciativas pontuais. Conclui-se que o marketing interno pode ser estratégico na promoção da equidade de gênero. Para isso, é essencial garantir comunicação clara, continuidade e envolvimento das lideranças.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF