Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: AVALIAÇÃO DE DIRETRIZES TÉCNICAS DE DRENAGEM URBANA EM FAVELAS DO RIO DE JANEIRO: ESTUDO DE CASO DA VILA DO PARQUE DAS CIDADES
Autor(es): JOAO GABRIEL TAVARES SANTIAGO
PEDRO WAGNER ALOAN
Colaborador(es): ANTONIO KRISHNAMURTI BELENO DE OLIVEIRA - Orientador
Catalogação: 18/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71705@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71705
Resumo:
As diretrizes técnicas de saneamento básico desempenham um papel essencial em sua implementação. No entanto, em favelas do Rio de Janeiro, onde as condições urbanas são precárias e há escassez de espaço para soluções adequadas, essas diretrizes muitas vezes não podem ser integralmente seguidas, sobretudo no componente de manejo das águas pluviais, que exige redes de maiores dimensões do que os outros componentes do saneamento. Diante desse cenário, o presente estudo tem como objetivo analisar os impactos do não cumprimento integral das diretrizes, em função das limitações territoriais, e como isso afeta a qualidade dos projetos, o ambiente e a vida da população. A pesquisa tem como estudo de caso a Vila Parque das Cidades, favela localizada na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, e utilizará análises documentais, observações diretas e levantamentos locais para propor um sistema de drenagem urbana adaptado. Os resultados indicam que, embora as diretrizes sejam fundamentais, sua aplicação rígida em contextos de vulnerabilidade pode inviabilizar a implantação de sistemas básicos de infraestrutura. A conclusão aponta que, em situações de restrições técnicas e espaciais, a flexibilização criteriosa das normas é necessária para promover melhorias na qualidade socioambiental e garantir acesso universal aos serviços de saneamento.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF