Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ANÁLISE DO SETOR FRIGORÍFICO BRASILEIRO
Autor(es): RODRIGO BARBOSA DA FONSECA M VIEIRA
Colaborador(es): GRAZIELA XAVIER FORTUNATO - Orientador
Catalogação: 17/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71669@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71669@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71669
Resumo:
Este estudo tem como objetivo analisar o valor justo das ações das quatro principais empresas brasileiras do setor de frigoríficos listadas na B3: JBS, Marfrig, Minerva e BRF. Para isso, foi aplicada a metodologia do fluxo de caixa descontado (Discounted Cash Flow – DCF) além de análises complementares por meio de indicadores financeiros e estudo setorial. A pesquisa caracteriza-se como explicativa e utiliza dados secundários obtidos por meio de documentos públicos, como demonstrações financeiras, relatórios de mercado e projeções macroeconômicas. O estudo também incorporou análises qualitativas por meio de análises SWOT, buscando identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de cada companhia sob um olhar de mercado. Os resultados indicam que, apesar dos desafios conjunturais enfrentados pelo setor, três das quatro empresas analisadas apresentaram potencial de valorização em relação ao preço de mercado. Dentre elas, a Marfrig se destacou como a empresa com maior atratividade para investimento, impulsionada pela sinergia com a BRF e oportunidades no mercado externo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF