Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MÁS INFLUENCERS: O IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NOS TRANSTORNOS ALIMENTARES
Autor(es): HELENA VESCOVI MARTINS
Colaborador(es): CARLA FARIA LEITAO - Orientador
Catalogação: 16/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71605@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71605
Resumo:
O presente trabalho busca analisar algumas influências das redes sociais sobre as mulheres, em especial como se relacionam com seu corpo e possíveis associações com transtornos alimentares. Para isto, a história do corpo ao longo de algumas épocas e sua correlação com beleza e saúde são contextualizadas. Analiso os transtornos alimentares da atualidade, sua prevalência e incidência. A partir de um breve histórico, focalizo o consumo de conteúdos de perfis sociais ligados ao corpo, no Instagram e no Tiktok, e, de modo mais sucinto, o monitoramento e compartilhamento de informações oriundos de equipamentos e aplicativos de saúde. A articulação do tema foi feita pela análise de trabalhos científicos relacionados e pela ilustração com postagens retiradas das redes sociais que dão visibilidade às questões discutidas. Com base na análise realizada, foi possível identificar que as mídias sociais podem reforçar questões ligadas a transtornos alimentares pré-existentes ou potencialmente funcionar como gatilho para sua emergência, corroborando a busca por um ideal corporal por meio da alimentação e atividade física adequadas. Alguns movimentos de contraposição a esta tendência foram também identificados, embora com menor intensidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF