Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ÚTERO: CENTRO DE DISPUTAS E CRIAÇÕES
Autor(es): MARINA LINS BEZZE
Colaborador(es): DANIELA ROMAO BARBUTO DIAS - Orientador
Catalogação: 15/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71599@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71599
Resumo:
Este trabalho buscou abordar historicamente como se deu a dominação do corpo da mulher e de sua psique pelo poderio masculino com o objetivo de refletir as heranças atuais dessa subjugação. Para isso uma pesquisa histórica foi feita com o objetivo de entender como essa dominação se deu ao longo do tempo. As narrativas psicológicas criadas no início do século passado foram trazidas a fim de ampliar as investigações e as consequências psíquicas dessa relação. A condição atual da mulher em relação ao seu corpo foi abordada, apontando as heranças ainda presentes, e os novos caminhos que vem sendo conquistados. O corpo e especificamente o útero se apresentou como um lugar central do trabalho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF