Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: O PAPEL DO CONTEXTO NO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS DE JARDIM GRAMACHO
Autor(es): LARISSA MARTINS DA PAZ
Colaborador(es): LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador
Catalogação: 15/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71579@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71579
Resumo:
Esse estudo tem como objetivo compreender a relação entre o contexto de um ambiente de vulnerabilidade social, o bairro de Jardim Gramacho, enquanto um possível fator de influência sobre o comportamento das crianças moradoras do bairro. Utilizou-se como fundamentação teórica, a teoria bioecológica de Bronfenbrenner. Especificamente, buscou-se analisar quais os fatores que estão presentes no ambiente e que podem ser capazes de influenciar a conduta dessas crianças, como isso ocorre e quais os comportamentos mais identificados entre elas. Para isso, foi realizado um estudo exploratório no qual cinco voluntários, que atuam em um projeto humanitário no bairro de Jardim Gramacho, foram entrevistados com um roteiro semiestruturado composto por seis perguntas abertas. O objetivo de tal prática foi coletar informações sobre o contexto e os comportamentos das crianças que residiam em tal ambiente. Foi possível identificar indícios significativos de que pode haver uma relação entre o contexto ambiental e os comportamentos que as crianças apresentam ao conviverem cotidianamente com os diversos fatores existentes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF