Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: POSTO, LOGO EXISTO: INSTAGRAM, AUTOIMAGEM E AUTOESTIMA
Autor(es): MARCELA MANSUR COELHO DE ALMEIDA
Colaborador(es): CARLA FARIA LEITAO - Orientador
Catalogação: 14/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71568@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71568
Resumo:
Essa monografia apresenta como objetivo examinar alguns aspectos subjetivos da rede social Instagram, em particular aqueles relacionados ao corpo e à autoestima. Para esse fim, investigamos de forma resumida a história da web até os dias atuais, perpassando principalmente pela mudança da comunicação escrita nas redes sociais para a interação através de imagens. Em seguida, as instrumentalidades e ferramentas do aplicativo Instagram foram estudados de forma mais minuciosa, para uma maior compressão do mesmo. Posteriormente, foi averiguado o contexto subjetivo que essa rede social está inserida, pautado principalmente na sociedade de consumo, termo criado por Bauman, e pela espetacularização do eu, nomeado assim por Sibilia. O desfecho do estudo foi delimitado por pesquisas científicas e exemplos reais que assinalam o Instagram como um possível causador de questões negativas no campo psicológico, esse se refere em especial à autoestima e autoimagem. De outra perspectiva, é também salientada a iniciativa de perfis no aplicativo que estão buscando e se preocupando em trazer conteúdos que provoquem um bem-estar naqueles que usufruem o Instagram.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF