Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: MODELAGEM DE UM CONTROLADOR PARA UM CONDICIONADOR DE AR DE ADMISSÃO PARA TESTE DE MOTORES
Autor(es): RAFAEL MILAGRES E OLIVEIRA
Colaborador(es): FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - Orientador
ALLAN NOGUEIRA DE ALBUQUERQUE - Coorientador
Catalogação: 14/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71543@1
Resumo:
Os motores movidos à combustão interna estão sujeitos a diversas normas regulatórias, com o objetivo de padronizar as várias características do motor. Para isso, existem laboratórios projetados para testes veiculares e testes de motores em dinamômetros de bancada, seguindo procedimentos também especificados em tais normas. Testes de emissões de motores à combustão interna, por sua vez, possuem normas bastante específicas quanto às emissões, o que acarreta em condições igualmente específicas do ar de admissão, o elemento mais importante utilizado pelo motor. O presente trabalho visa modelar e simular um controlador para ser utilizado em um sistema de condicionamento de ar de admissão de motores para tais testes, buscando atingir valores específicos de temperatura, umidade e pressão do ar. Como testar o controlador diretamente no equipamento real teria um grande custo operacional e de tempo, além de indisponibilizar o equipamento durante todo o período de teste, foi desenvolvido também um modelo computacional do sistema de condicionamento de ar, composto por trocador de calor, aquecedor e umidificador. A modelagem dos componentes foi desenvolvida a partir do modelo projetado por Marvin Aldo Chacán León, porém o fluido refrigerante do trocador de calor, originalmente apenas água, foi substituído por uma mistura binária de água e ácido acético, visando obter melhores resultados. O sistema de controle utiliza controladores PID em cada um dos três componentes principais (trocador de calor, aquecedor e umidificador), configurados por um esquema de ajuste de ganhos iterativo. A modelagem de todo o sistema foi feita no MATLAB e, devido a isso, fez-se necessária também a formulação de um banco de dados para a definição dos parâmetros da mistura do fluido de refrigeração, sob diferentes valores de temperatura e concentração.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF