Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA O MANEJO DE PACIENTES COM COMPORTAMENTOS SUICIDAS
Autor(es): ANNA CAROLINA SODRE DE OLIVEIRA
Colaborador(es): MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - Orientador
Catalogação: 11/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71529@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71529
Resumo:
O suicídio atualmente é considerado um grave problema de saúde pública que atinge milhares de pessoas pelo mundo, mas apesar de sua gravidade e dimensão ainda é considerado um tabu pela sociedade, o que dificulta a ampliação da comunicação sobre este tema e a procura por assistência. Devido a esta dificuldade, pessoas que apresentam comportamentos suicidas ficam muito vulneráveis, necessitando de suportes especializados, como acompanhamentos terapêuticos, para auxiliá-los a lidar com o problema. A partir disso, este trabalho tem o objetivo de descrever, através de revisão narrativa da literatura, como a terapia cognitivo-comportamental atua no tratamento de pacientes com comportamentos suicidas. A terapia cognitivo-comportamental é uma das abordagens terapêuticas que ganha destaque na prevenção do suicídio pois atua diretamente na reestruturação de pensamentos e crenças distorcidas que são identificadas em pacientes com comportamentos suicidas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF