Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: UM NOVO PARADIGMA EM PSICOTERAPIAS
Autor(es): CAMILA GARCEZ GARBIN
Colaborador(es): DANIEL CORREA MOGRABI - Orientador
Catalogação: 11/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71526@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71526
Resumo:
Esse trabalho tem como objetivo fazer uma revisão do uso das substâncias psicodélicas, ou seja, substâncias psicoativas que alteram a consciência, percepção e emoção por meio de uma ação agonista nos receptores 5-HT2A de serotonina, nas psicoterapias. Os psicodélicos são usados por sociedades arcaicas há pelo menos 5 milênios, principalmente em contextos religiosos e medicinais. Começaram a ser estudados pela ciência ocidental em meados do século XIX e foram incorporados como instrumentos psicoterápicos em peso ao longo dos anos 50 e 60, até sua investigação ser interrompida como consequência de pressões políticas e da guerra às drogas. Desde os anos 90, quando a Psicoterapia Assistida com Psicodélicos voltou a ser pesquisada, observamos um crescimento exponencial nesse campo de estudo. Atualmente, sua aplicação no tratamento de diversos transtornos psiquiátricos, como a depressão, abuso de substâncias, estresse relacionado à morte em pacientes terminais e TEPT, tem apresentado resultados promissores, sendo considerada até mesmo como uma breakthrough therapy. Se continuarem a ser estudados, os psicodélicos nos oferecem a possibilidade de uma mudança de paradigma revolucionária na forma que vemos a subjetividade, a saúde mental e a consciência humana.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF