Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE O CONTEXTO FAMILIAR E O ENVOLVIMENTO EM SITUAÇÕES DE BULLYING COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Autor(es): BRUNA GUIMARAES PEREIRA
Colaborador(es): LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador
Catalogação: 11/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71525@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71525
Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo analisar as possíveis influências das famílias no envolvimento em práticas de bullying em crianças e adolescentes. O bullying é um fenômeno mundial antigo, mas que vem recebendo maior atenção nas últimas décadas por causar danos comportamentais e emocionais aos envolvidos. Ao longo do estudo, a teoria bioecológica de desenvolvimento de Urie Bronfenbrenner e a perspectiva sociocultural de Lev Semenovich Vygotsky foram utilizadas como base para entender o processo de desenvolvimento dos indivíduos. Posteriormente, foram analisadas as produções científicas que abordavam a relação entre bullying e o contexto familiar.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF